O projeto Mentes Literárias , promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com diversas instituições, foi realizado na Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos. Com o objetivo de trazer alento e promover práticas culturais, educacionais e de remição de pena, a iniciativa oferece aos reclusos atividades literárias e de leitura que integram rodas de discussão e oficinas de escrita.
A ação é coordenada pelo editor Alex Giostri, colaborador do CNJ e consultor da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Desde 2014, Giostri tem conduzido iniciativas literárias em unidades prisionais em todo o Brasil, o que já foi comprovado em 21 publicações, todas escritas por pessoas privadas de liberdade. O diretor da penitenciária, André Luiz Alves, destacou a importância dessas atividades como ferramentas de reintegração social: “As rodas de leitura, a discussão e a possibilidade das pessoas presas atuarem como escritores têm sido extremamente elogiadas por todos eles”.
Estrutura do Projeto
O Mentes Literárias baseia-se em duas ações principais: a Roda de Leitura e a Oficina Literária . Na Roda de Leitura, os participantes receberam o livro Violência , de Fernando Bonassi, e elaboraram resenhas, discutindo suas percepções em encontros semanais. No dia 1º de novembro, Bonassi participará de um encontro especial com os participantes, juntamente com autoridades e convidados.
Já a Oficina Literária tem como tema Assédio , no qual os reclusos escrevem sua colheita pessoal sobre o assunto. Sob a condução do ator Marcelo Galdino, os textos produzidos serão reunidos e publicados em livro, reforçando o propósito de dar voz e expressão a experiências individuais.
Segundo o desembargador e Conselheiro do CNJ, José Edivaldo Rocha Rotondano, a proposta do projeto é “trazer um pouco de alento a todas as pessoas privadas de liberdade”, destacando a importância de garantir direitos e estimular a remição de pena através de atividades culturais.
Para mais informações e fotos da ação, acesse a publicação completa no site da SAP -SP .
Fonte: Esta informação é proveniente do site oficial da SAP -SP .
Imagem: Divulgação/SAP-SP