O Setor de Psicologia do Conjunto Penal de Barreiras, com o apoio do Setor de Educação Física, iniciou um projeto com internos que possuem diagnóstico de transtornos mentais. O jardim Terapêutico FloreSer.
Essa atividade tem o objetivo de promover o bem-estar psíquico do custodiado, a inclusão, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, e boa convivência com demais internos da unidade, além de reduzir sintomas de ansiedade.
Atualmente Barreiras possui 18 reeducandos com diagnóstico psiquiátrico, todos participam do projeto. Os internos são conduzidos semanalmente, em duplas ou em trios, para um espaço ao ar livre acompanhados pelos profissionais da unidade, e um interno com habilidades voltadas para plantio. As atividades duram em média 1h30min e incluem; produção de muda, plantio de flores, e manutenção do jardim.
A psicóloga Lorrany Vieira reforça que este projeto vem se tornando uma estratégia de cuidados a saúde mental e tem impactado de maneira favorável para a qualidade de vida dos reeducandos. “O acolhimento, a escuta, o ato de ‘estar com’, são fatores que ampliam o vínculo terapêutico e facilita o manejo técnico em relação a adesão ao tratamento individual, seja ele psicoterapêutico ou medicamentoso”. Finaliza Lorrany.
Fazer um comentário